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segunda-feira, 25 de abril de 2011

CONTINUIDADE

CONTINUIDADE

Estabelecendo a continuidade enquanto estiver rodando o filme:


A continuidade convencional depende tanto da filmagem quanto da edição. Além de combinar a ação tomada à tomada, o diretor precisa considerar algumas "regras" de continuidade. Essas regras são feitas para serem quebradas quando você possa ser eficaz, mas quebrá-las acidentalmente levará a um caminho errado à continuidade trazendo problemas à frente..


 
Regra dos 30 graus:
 
 
 
 Ao invés de interpretar esta regra, literalmente, pense em uma mudança significativa no ângulo ou a distância para cada tomada. Isso nos mostra algo novo? Esta é a coisa mais importante que você pode fazer para criar uma cena que pode ser editado em continuidade.


Regra 180 Grau:


Escolha um eixo para trabalhar a cena e use-o para manter a orientação da tela para linha do olho (eyeline) e movimento. Evite cortar diretamente para o outro lado do eixo. Para mudar a direção da tela, tente uma tomada em movimento que cruza o eixo, ou o corte de um POV de um personagem do outro lado.

Na tomada de um personagem em movimento, uma tomada pela cabeça (Head-On) pode ser usado para mudar a direção de tela, mantendo a continuidade:

Tomada 1- Esquerda para direita na direção da tela.
Tomada 2 - Na cabeça (Head-On), depois à direita para a esquerda com o personagem saindo em frame. O eixo de mudanças dentro da tomada.
Tomada 3 - Direita à esquerda na direcção a tela.

Um Plano de cabeça
O mesmo princípio pode ser usado para permitir mudar a direção de tela quando o personagem vira uma esquina:

Ou, para manter a direção da tela constante em um canto, manter a câmera no mesmo lado do caminho do personagem em todos os tempos.


Copyright © Derek Redmond 1996, Estudos de Cinema da Universidade Queen's
Adaptaçãoe tradução:  JP

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